A PROPÓSITO

Histórias por um canudo - 3º ciclo


Podes ouvir a história aqui

A LENDA DAS AMENDOEIRAS

Há muito, muito tempo, muito antes de haver o reino de Portugal, havia um rei mouro no Algarve que casou com uma princesa do norte da Europa.
Apesar de o rei amar profundamente a sua esposa e de satisfazer todos os seus desejos, esta, à medida que o tempo passava, ia ficando cada vez mais triste. Ao vê-la assim tão triste, sem sorrir, tão quieta e tão pálida, o rei tudo fez para a ver sorrir outra vez.
Um dia sem saber já o que fazer perguntou-lhe a razão de tamanha tristeza. A princesa, lavada em lágrimas, disse-lhe que tinha umas saudades imensas de ver os campos cobertos com o manto branco de neve.
O rei que nunca tinha visto nevar no Algarve, pôs-se a pensar como poderia cobrir os campos de branco e assim agradar à sua rainha. Então teve a ideia de mandar plantar amendoeiras em todos os campos que se viam do castelo.
Quando chegou a primavera o rei convidou a rainha para darem um passeio pelas muralhas do castelo, ela, que já havia muito tempo não saia dos seus aposentos, resolveu aceitar, por cortesia, pois o rei era muito gentil com ela.
Quando chegou ao topo das muralhas olhou para os campos e viu que estes estavam completamente cobertos de branco, então uma alegria imensa encheu o seu coração e sorriu de felicidade – as amendoeiras estavam em flor e parecia mesmo que tinha acabado de nevar.

Dizem que é por isso que ainda hoje há amendoeiras no Algarve.

Adaptado

Sem comentários:

Enviar um comentário